3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. EXPOSIÇÃO DE LIVROS DE AUTORIA DE PAULO SETÚBAL E CHIQUINHA RODRIGUES ACONTECE DE 4 A…

EXPOSIÇÃO DE LIVROS DE AUTORIA DE PAULO SETÚBAL E CHIQUINHA RODRIGUES ACONTECE DE 4 A 31 DE MAIO

Livros de Paulo Setúbal estarão expostos na Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, equipamento cultural da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, receberá de 4 a 31 de maio, a Exposição de Livros de Autoria de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues.

O evento homenageará o Dia da Literatura Tatuiana que, desde 2012, é comemorado na Cidade Ternura. O Dia da Literatura Tatuiana nasceu de uma pesquisa realizada por integrantes do Núcleo “Falsa Modéstia” e a data de 4 de maio foi escolhida porque, neste dia, em 1896, nasceu em Tatuí Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como Chiquinha Rodrigues, ex-prefeita, que denomina ruas na Vila Dr. Laurindo e Bairro Guaxingú em São Paulo, além de uma creche na Praça da Bandeira. Além da política, Chiquinha destacou-se na área da literatura, com a publicação de nove livros infantis e várias obras sobre História, Geografia, Agricultura, Economia e Saúde.

Também no dia 4 de maio, em 1937, faleceu o escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí. Ele denomina o Museu Histórico e a Praça onde estão duas importantes unidades educacionais do município: a Escola Estadual “Barão de Suruí” e a Escola Municipal “João Florêncio”. Paulo Setúbal é autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas se encontram “Alma Cabocla”, “As Maluquices do Imperador”, “A Marquesa de Santos” e “Confiteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal, que está situada na Praça Martinho Guedes nº 12. Telefone de contato: (15) 3259-5647.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.