O novo ciclo do Programa Município Verde Azul 2017 foi apresentado na quinta-feira, dia 9 de março, durante evento realizado no Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo. Representando Tatuí estiveram presentes Karina Camargo de Sousa, José Vicente Alamino de Moura e a Ana Carolina Eleuterio, do Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e responsáveis pela interlocução do Programa em Tatuí.
O coordenador do programa estadual, José Walter Figueiredo, foi o responsável pelas orientações e esclarecimento de dúvidas relativas às 10 diretivas contempladas pelo programa Munícipio Verde Azul. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles, que explanou sobre a importância das questões ambientais no parâmetro municipal e ressaltou o quanto as informações de todos os acontecimentos ambientais no âmbito municipal devem ser repassadas ao Estado para que medidas sejam tomadas visando o melhor direcionamento de verbas.
Sobre o programa – O Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. Os municípios bem colocados no ranking têm facilidades e prioridades no recolhimento de verbas do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).