A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através do órgão Gestor do Bolsa Família, promoveu na ultima sexta-feira (17), um encontro que visa o alinhamento do plano de trabalho do Cadúnico/Programa Bolsa Família.
A ação visa desenvolver a percepção da importância do trabalho em conjunto entre as diversas políticas públicas: Assistência Social, Saúde e Educação com o objetivo de reduzir o número de beneficiários do Programa Bolsa Família com frequência escolar não informada e pessoas com perfil saúde que não fazem o devido acompanhamento. E diante disso estabelecer estratégias de acompanhamento as famílias e fortalecer o trabalho implementando ações sociais específicas que impulsionem o cumprimento das condicionalidades e contribuam para reduzir grau de vulnerabilidade social das famílias.
O encontro reuniu todos os coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a coordenadora do Programa Bolsa Família na Educação – Andresa Ribeiro, e a coordenadora do Programa Bolsa Família na Saúde – Lilian Miranda de Camargo, além do Gestor Municipal de Politicas Públicas – Edmar Almeida Pereira, o Gestor do Cadúnico e Programa Bolsa Família – Cláudio Bertolacini Batista e o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social – Gétero Augusto de Campos.
Durante o evento, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gétero Augusto de Campos, falou sobre ações na gestão do programa e na qualificação das informações para melhor efetivação das políticas propostas pelo programa.
O Gestor Municipal do Progragam Bolsa Família, Cláudio Bertolacini Batista, salientou as condições previstas nos termos de adesão específico, promovendo ações de cooperação com os responsáveis pelo registro do acompanhamento das condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência social, para garantir a coleta das informações de acordo com os calendários definidos.
Durante a reunião também foram abordados questões do referenciamento dos beneficiários aos Cras, que serão acompanhados com maior efetividade, juntamente com a equipe das secretarias de Educação e Saúde de cada território referenciado. “Essa somatória de forças não só beneficiará o usuário do serviço, como também melhorará as metas estabelecidas pelo governo em cada área, elevando o índice do IGD para o nosso Município”, disse o Gestor Municipal de Politicas Públicas, assistente social Edmar Almeida Pereira.